Assistencialismo e inclusão Social.
O ser humano tem necessidades bastantes amplas seja no âmbito emocional, financeiro, psicológico e assistencial.
Quando se fala em assistencialismo, pensa-se em uma ação contínua de ajuda aos necessitados, geralmente famílias com baixa renda.
O assistencialismo ao meu ver tem que ser uma ajuda emergencial. Afinal as necessidades básicas relacionada a alimentação, moradia, emprego e renda são urgentes que devem ser atendidas da melhor forma e agilidade possível.
Isso não quer dizer que para atender, temos que manter uma clientela cada vez mais dependente de ajuda para subsidiar suas necessidades básicas.
Quando temos olhos para enxergar uma família que mora em um casebre, sem acesso a rede de esgoto, água potável e alimentação adequada, observamos que algo aconteceu ou vem acontecendo com aquele ciclo familiar cujas condições se repetem às vezes por várias gerações.
Dentro deste enfoque passamos a buscar algumas respostas não pelo olhar de julgar, mas sim buscando entender todo um contexto até mesmo para conseguir ajudar, encontrar alternativas e propor soluções.
Analisando algumas situações, percebe-se que o desemprego ou o subemprego faz parte da realidade destas famílias. Consequentemente isso afeta a renda e a capacidade de manter a família não apenas pelos aspectos financeiros, mas há de considerar todo um conjunto de interferências que abalam a estrutura familiar.
Apesar de nosso pais ter hoje mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, pode-se considerar que os que têm menos qualificação terão maior dificuldade de entrar no mercado de trabalho, prejudicando a sua capacidade de gerar renda e cuidar da família. Assim sendo, a dependência de programas de governo e ou assistencialismo promovidos por entidades sociais passa a ser uma opção.
O Projeto aspirante tem desenvolvido um trabalho com jovens e adolescentes no sentido de apontar caminhos e criar uma atmosfera positiva para o desenvolvimento e formação do ser humano, criando novas perspectivas.
O esporte e o lazer, tem proporcionado oportunidades de trabalhar valores universais como respeito, honestidade, integração, socialização, alegria e até mesmo o empreendedorismo.
O curso de informática básica voltada ao mercado de trabalho tem contribuído não apenas com a qualificação, mas também com a auto estima em ter um certificado, um ponto a mais na corrida pelo primeiro emprego.
Neste sentido, temos atendido não somente crianças e adolescentes, mas também pais e mães de famílias que buscam uma assistência social através de uma cesta básica e/ou um simples almoço que é servido aos sábados.
Nosso olhar é de indagação, pois a todo tempo nos perguntamos, o que podemos fazer por aquele ser humano? Como ajudá-lo na sua caminhada? Uma vez que, naquele momento o indivíduo se encontra desprovido das necessidades mais básica, seja em busca de uma roupa, um alimento para levar para casa ou simplesmente um prato de comida para lhe satisfazer a fome naquele momento, ficando a mercê do tempo para que possa dar o próximo sustento para sua família.
O PROJETO ASPIRANTE ACREDITA NA SOLIDARIADADE DO SER HUMANO, SOMOS CAPAZES DE AJUDAR O PRÓXIMO, EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE NOS DOARMOS EM BENEFICIO DO NOSSO SEMELHANTE, A NOSSA BANDEIRA CHAMA-SE AMOR AO PRÓXIMO E LUTAREMOS COM TODA FORÇA E FÉ EM DEUS ATINGIREMOS OS NOSSO OBJETIVOS QUE É AJUDAR O PRÓXIMO!